Faro Editorial

Faro Editorial: a incansável busca de oportunidades e talentos No universo das Ciências Humanas, em especial, na edição de livros, um tema, uma escola, época e estilo não perduram por muito tempo. Nesse ambiente em constante transformação é preciso ter “faro” para escolher e lançar o melhor. Esta poderia ser uma boa explicação para o nome da editora. Mas não é o motivo. Na verdade, Faro é o sobrenome dos avós italianos do Pedro Almeida, editor já com longa e consagrada carreira no segmento de livros, tanto dentro de grandes e pequenos grupos. Pedro planejou a editora por cinco anos antes de concretizar o plano, então convidou Diego Drummond para lançar a editora. Os sócios e colaboradores somam expertises diferenciadas e complementares para oferecer novidades ao seu público-alvo – adulto e jovem — e também atrair novos leitores. A movimentação na área editorial, acreditam, segue na maior parte das vezes caminhos geralmente conhecidos, privilegiando gêneros e autores consagrados em detrimento de ousadias literárias, por isso há muitos grupos potenciais de leitores não atendidos pela oferta de lançamentos, “pelos eventos literários, pelas premiações, pelos investimentos de toda a sorte que se oferece para o universo do livro no Brasil”, define Almeida. A Faro Editorial, nasce também para atender a essa demanda latente, levando ao mercado desde títulos clássicos as obras de autores best-sellers, alguns já conhecidos nacional e mundialmente e outros promissores, em busca do reconhecimento e público. Formar público leitor e descobrir talentos literários não é novidade na trajetória profissional dos sócios: Pedro de Almeida destacou-se nessa matéria e Diego Drummond dedicado a dar fôlego a novos negócios, já se notabilizou por criar e inovar em formas de dar acesso a mais leitores aos livros, fazendo-o chegar a lugares onde o mercado tradicional não alcançava.